BLOG SPORT BIKE

"NUNCA ANDE PELO CAMINHO TRAÇADO, POIS ELE CONDUZ SOMENTE ATÉ AONDE OS OUTROS FORAM". Alexander Grahan Bell.

Translate

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bicicletário é desativado em Campinas

O programa Balanço Geral da TVB Record Campinas, emissora afiliada a Rede Record de Televisão, exibiu na última sexta-feira, 9 de setembro, uma reportagem sobre a desativação do bicicletário da nova rodoviária de Campinas. O motivo da desativação seria o alto custo na manutenção do serviço para pouca procura. Apesar da ideia da mobilidade urbana ser boa, principalmente para pequenos trajetos, a falta de uma ciclofaixa da rodoviária ao centro da cidade foi um fator determinante para que o bicicletário não desse certo, ainda mais em uma cidade onde motoristas não se respeitam. Para ver a reportagem clique aqui


Ciclistas recuperam área degradada

A data não poderia ser mais adequada. Se 11/09 marcou o planeta com os atentados contra vidas humanas, por que não aproveitar esse dia para dar mais vida a vida? Foi exatamente isso que aconteceu nesse domingo nublado, frio e chuvoso (logo que amanheceu). Com a vontade e determinação de enfrentar esse tempinho “feio”, ciclistas de dois grupos de Campinas (SP), o Ecos Bikers e o Domingueiras Bike, se uniram e, de mãos dadas, plantaram dezenas de mudas em uma área degradada às margens do Ribeirão das Pedras, no distrito de Barão Geraldo. Cada ciclista plantou uma, duas ou mais mudas, todas recomendadas pela Embrapa e adequadas para o local.  Uma ação ecologicamente correta, principalmente, para quem faz do meio ambiente o próprio quintal de casa.
Se o planeta pede socorro pela exploração indiscriminada dos recursos naturais, por mais tarde que seja, está na hora de se fazer algo para tentar diminuir essa cicatriz que machuca os nossos olhos: ver a flora e a fauna comprometidas com a poluição de rios e áreas devastadas com a derrubada de árvores e queimadas. Pequenos gestos como essa ação do primeiro Pedal Verde, no futuro, podem fazer toda a diferença para dar mais qualidade de vida para as gerações que ainda estão por vir.