Em comemoração ao dia Internacional da Síndrome de Down, na próxima quarta-feria, 21 de março, o Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD), realizou nesse domingo, 18 de março, a caminhada pela Inclusão Social. O evento aconteceu no Parque Portugal - Lagoa do Taquaral, em Campinas, saindo do portão 1 em direção ao portão 2. Alunos, pais, professores e diretores do Ceesd levaram para a avenida Heitor Penteado muita alegria e diversão na manhã ensolarada. No final do evento, bexigas laranjas coloriram o céu azul do bairro Taquaral.
A caminhada pela Inclusão Social foi a forma de mostrar à população de que o portador de síndrome de down é capaz, sim, de fazer parte da sociedade, mesmo com as suas limitações. A criança ou o adulto "especial", é igual a todos que se dizem "normais". Deficiente é a pessoa preconceituosa que tem uma visão distorcida do que é ser diferente.
Cada dia que passa eu aprendo mais e mais o que é lidar com uma criança com síndrome de down. Amor, companheirismo e solidariedade são o que eles têm de melhor a nos oferecer, e... precisa de mais alguma coisa para sermos felizes???
Cuidar de uma criança "especial" é tratá-la da mesma forma como uma criança "normal". Devemos mostrar que são capazes e têm responsabilidades tanto quanto todas às crianças.
Durante a Caminhada pela Inclusão Social, não podíamos deixar de registrar uma little bike sendo levada pelo pai amigão. Outras pessoas se divertiam também "diferentemente" e cada um ao seu modo.