BLOG SPORT BIKE

"NUNCA ANDE PELO CAMINHO TRAÇADO, POIS ELE CONDUZ SOMENTE ATÉ AONDE OS OUTROS FORAM". Alexander Grahan Bell.

Translate

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Nos Cafundó... As Mais Belas Trilhas Rodeadas por Cachoeiras no Interior de São Paulo

Quem é que nunca ouviu a seguinte frase:  "nos cafundó de Judas". É isso mesmo, lá onde Judas perdeu as botas existe mesmo. O mais interessante é que trata-se de um local com belíssimas paisagens, uma mais bonita do que a outra, irrigadas por cachoeiras por todos os lados, e o melhor, água pura, cristalina, límpida... própria para o consumo. 
Aonde fica os ''cafundó"? Anote aí: São Francisco Xavier, cerca de 60 km de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, São Paulo, do ladinho de Monteiro Lobato e a 3 horas de Campinas. A cidade é pequenina, rodeada por propriedades rurais tanto no cume das montanhas quanto no pé dos vales. Para quem gosta de um pedalzinho mais forçado, uma ótima pedida. 


É, caríssimos pedalantes, praticar mountain bike por essa região há a necessidade mais do que simples vontade, mas, também, preparo físico... e que preparo. Se as subidas têm quase 45 graus de inclinação, as decidas necessitam de técnica e perícia. Não se esqueça, por estarmos nos "cafundó", nada aqui é moleza. Por experiência própria, dá sim vontade de desistir. Mas, as belas paisagens e as cachoeiras dão aquele empurrãozinho de ânimo...


... mesmo que tenhamos de, literalmente, dar aquele empurrãozinho na bike, por que não? Caso você consiga uma carona, melhor ainda. Só de lembrar, cansei. 


Mas, todo o esforço tem a sua recompensa. Gostinho de vitória depois de uma escaladinha básica... 




Veja algumas fotos e arrisque um pedal nos "cafundó", também! Ou melhor, arrisque-se em São Francisco Xavier.





Caso você não tenha pressa para chegar até a pacata e aconchegante São Francisco Xavier, um outro caminho muito bonito é por Joanópolis. Acrescenta aí mais 3 horas de viagem, ou seja, 5 horas de viagem para percorrer 170 km em chão batido. Vale muito a pena.